sábado, 24 de abril de 2021

IMPRESSÕES DE UM SEXAGENÁRIO II – “A propaganda é a alma do negócio!” (?!?)...

 Haja vista tanta “maquiagem” – “comprada/vendida” sob esse “chavão”:

 ð Desde o “marketing enganoso da “politicagem””- fabricando “falsos personagens” que “interpretam” o papel de “defensores do povo”;

ð Passando pelo “mundo encantado” das “celebridades da hora” – com o seu “universo de futilidades” – expondo / impondo às massas admiração e inveja, por conta da ostentação de seus bens materiais nos meios de comunicação e revistas afeitas ao gênero: jatinhos, mansões, iates, carros luxuosos, etc. – bens inacessíveis aos “simples mortais”.

ð Até os singelos comerciais que empoderam ao Ser – “felicidade suprema”, pela posse de um bem material, ou de um determinado serviço – tido “supostamente” em cada nova propaganda, como “o melhor entre todos”.


Mediante as considerações acima, sob o ponto de vista da Alma, até que ponto esta chamada: “A propaganda é a alma do negócio!”, que impera por tanto tempo como: “O caminho do sucesso”, não seria no fundo uma Propaganda Enganosa...  

 

Não estou com essa reflexão querendo dizer que a propaganda é inútil.

A questão que ao meu ver salta os olhos é a ausência de senso ético na propaganda.

Logicamente tal avaliação deveria passar pelo nível de consciência do público que recebe essa “avalanche de sugestões” dia após dia; porém, é sabido que as próprias técnicas de propaganda exploram o subliminar em cada peça produzida.

É justamente nesse sentido que ocorre a distorção, pois nos ditames imperativos dessa Sociedade Veloz - cada vez mais direcionados para o lucro a qualquer custo, os valores da Essência são descartados quando convém.


Por isso, de modo geral (com raras exceções), a propaganda deixou de ser a Alma do negócio (se é que já foi um dia...) para ser:

- Um mero negócio – Sem Alma.

 

Claudio Pierre  

 

Projeto Holístico – Professor de Música e Tai Chi Chuan (finalidade terapêutica); Músico; Escritor.

Canal Youtube – Claudio Pierre – Série de Vídeos: Sem Maquiagem / Espelho Oculto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário