quinta-feira, 22 de abril de 2021

IMPRESSÕES DE UM SEXAGENÁRIO // I - "NÃO TEMOS IDADE, TEMOS VIDA"

Esse foi, sem dúvida, um dos postulados mais profundos que recebi/incorporei a minha essência recentemente.

Logo, escolhi esse tema para iniciar uma série de impressões que pretendo estabelecer, sob o título em destaque.

É evidente que toda conjuntura e dinâmica social que recebemos, de modo geral, não encontra consonância plena com o postulado acima.

Ainda mais sob o imperativo do que conceituo de hipocrisia / politicagem, no fundo o que se apresenta é a ideia predominante da sociedade novelesca com seu subliminar “mote”:

//=> Quanto mais elevada a idade – menos vida e mais inutilidade.... Até o momento da partida desse Plano. //


Tal “ótica” decorre de uma série de fatores que desvirtuam aquilo que teríamos de mais profundo a cultuar até o derradeiro momento de Fluir => Os valores da Essência ao nosso redor.

No contexto fantasioso do “levar vantagem sobre o semelhante” – Educação, Cultura, Relacionamento, Saúde, e tudo o mais... Todo o Universo desses Princípios Sagrados, passam a ser meramente/exclusivamente comerciáveis – questão fria de compra e venda – sem o ingrediente fundamental dos valores da Alma; e, sobretudo, a devida Consciência da necessidade de Oração Subjetiva do Ser sobre o sentido da Unidade nesta Dimensão em que nos encontramos.


Expressando-me mais praticamente...

As limitações são expostas / impostas ao Ser, na medida do avanço da idade, como se o ÚNICO padrão de evolução / crescimento decorresse da fase conceituada de “juventude”, com o seu particular e natural ímpeto hormonal / físico.

Dessa forma, desde cedo, recebemos uma “programação social” que “robotiza” na seguinte direção:

// => O Ideal é uma Utopia para poucos; limite-se a lutar arduamente contra o seu semelhante para galgar status de “subir na vida”; e / ou “sobreviver na vida”; abdicando de seus sonhos e seguindo a via que se apresente mais rápida a esse objetivo, independentemente de ser contrário ao seu íntimo...

Talvez, após anos de sacrifício, na sua “almejada aposentadoria”; mesmo tendo, por vezes, esvaído suas forças e energias durante esse tempo, você consiga realizar seus sonhos desfeitos. //


Lamentavelmente o que depreendemos, de modo geral, após esse quadro, é exatamente uma fase improdutiva e refém de, por exemplo: programações ridículas nas tv’s ao longo de um dia inteiro; ociosidade intelectual / física e energética, entre outras consequências.


Daí o rótulo de uma 3ª idade sofrida e indefesa, muitas vezes adoentada e plena em frustrações – a base de medicamentos – esperado a morte chegar; 

ao invés de oportunizar tal fase para ampliação da Consciência sobre A Vida, após vivência e prática de diferentes fases e experiências diversas – encontrando, na medida do possível, motivação e tempo para retornar / retomar os Sonhos desfeitos que lhe foram deixados para trás.

 

P.S. Embora esse ALERTA, felizmente, esta não é uma Regra Geral. //

Se enxergarmos A VIDA com olhos de Amor, Gratidão e Compaixão – A Idade do Tempo SEMPRE ESTARÁ A NOSSO FAVOR.


Claudio Pierre   

Projeto Holístico – Professor de Música e Tai Chi Chuan (finalidade terapêutica); Músico; Escritor.

Canal Youtube – Claudio Pierre – Série de Vídeos: Sem Maquiagem / Espelho Oculto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário