domingo, 27 de novembro de 2022

O “EFEITO DR. ENÉAS”

Creio que,

Desde tempos remotos a História se repete a partir de exemplos bem concretos...

Tal como no provérbio bíblico: “Os humilhados serão exaltados” – perante os fatos atuais que revelam o desnudamento completo da “estrutura corrupta e politiqueira” em nosso País, evoco o “Efeito Dr. Enéas”.

Assim, outrora, eu que ainda estava “contaminado” com as manipulações desse “sistema nefasto”, fui um dos que, sem uma análise mais profunda,  ridicularizaram-no...

No entanto, na Linha do Tempo, grande parte de seus argumentos, teses e ideias sobre a “globalização” e o “sistema podre” ao nosso redor, se confirmaram após algumas décadas.

Sob essa reflexão, preciso inevitavelmente evocar um postulado que há algum tempo incorporei como pele, de um autor desconhecido, que diz: “Somos antigos nos erros”.


Somando o aprendizado de todo esse contexto, constato uma lição de humildade para todos nós, que por nossa própria ignorância, ou sob influência direta de manipulação da informação, somos induzidos a erros de análise, acerca dos fatos ao nosso redor, conforme “interesses mal-intencionados”.

Fica a constatação da nossa fragilidade, e necessidade constante de um Espírito de Humildade para revisão de nossos eventuais pré-julgamentos equivocados.


De modo que, utilizo como exemplo, o “Efeito Dr. Enéas”, para simbolizar o que ocorre de tempos em tempos em diferentes situações a nossa volta, quando em nome de um “senso comum fabricado e artificial”, deixamos de exercer com plenitude O BOM SENSO – que não significa “pensar da mesma forma” – porém, decididamente não sermos “coniventes” com a máxima nefasta:

- “Os fins justificam os meios” – que “absolve” o Crime e a Corrupção, “dependendo da finalidade”.

 

Claudio Pierre

 

/// 

 

A ARTE QUE UNE

CONVITE DE APOIO AO ARTISTA

 

. Vídeos Canal Youtube – Claudio Pierre;

. Blog: www.pontoalienigena.blogspot.com,br;

. Apresentações / Performances ao vivo

Após visualização desse Projeto, solicito do Público, Contribuição Voluntária através da Chave Pix:

E-mail: artequeune@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário