domingo, 21 de maio de 2017

REFLEXÕES DE UM CIDADÃO SOBRE A POLÊMICA ATUAL - DIRETAS JÁ

A mudança – que é um processo constante – exige reconhecimento sobre a essência de um problema.

=> Esse é o obstáculo da Sociedade artificial que conscientemente ou não prefere a via do menor esforço – resolução imediata de um problema sem agir sobre a sua Essência – tomando a parte pelo todo.

Assim, como se o passado não existisse – professam alguns: - Essa é “A Crise”; quando na verdade... Para quem busca o mínimo conhecimento de História sobre a Política Brasileira – Essa é mais uma crise.

Isso posto, vejamos o cenário atual:

=> 35 partidos “políticos” (por enquanto...);

=> Uma Constituição confusa e excessivamente complexa, que contraria os seus artigos iniciais explícitos inicialmente; garantindo do meio para o fim privilégios aos componentes da esfera dos 03 Poderes em detrimento à população – mas, quando convém – é tida como “cidadã”;

=> Políticos que em sua maioria corporativa – NUNCA se dispuseram verdadeiramente a trabalhar para construir uma Reforma Política que estabelecesse um mínimo de representatividade séria por parte deles para com os seus eleitores - “supostos representados”;

=> Um povo que em grande parte aceita a propaganda subliminar financiada predominantemente pelo peso do poder econômico via marqueteiros e marketing da propaganda enganosa: - Beba refrigerante!  – Coma pipoca!

Sob esse contexto, diante de todo esse quadro confuso...

Eis que novamente – logicamente da parte “dos políticos” - vem uma ideia redentora – como resposta para todos os males:
– Proposta de Eleições Diretas em tempo recorde – sem antes as mudanças na raiz da essência do problema.


Portanto, minha manifestação como Cidadão discorda “dessa saída   paliativa” e expressa as seguintes alternativas:

1º - Obedecer ao que está expresso na Constituição Atual (é o que temos...).
Concomitantemente a isso...

2º - Nova Assembléia Nacional Constituinte com ampla participação popular – elaborada por especialistas por mérito e sem politicagem - ao contrário do que “parece” – existem pessoas competentes e qualificadas para tal;  
OBS.: Na meritocracia como parâmetro o interesse pela Nação – “politiqueiro” não tem vez.

ASSIM COMO OCORRE EM OUTROS PAÍSES => É possível redigir uma Constituição que seja mais enxuta e compreensível e efetivamente honesta PARA TODOS.  

Enquanto isso, obviamente Punição exemplar para aqueles que comprovadamente ROUBARAM a Nação => seja de que lado “eles” estiverem.

Aprendi que esse Plano é complexo demais para uma solução que aponte para a Unanimidade. // Só estou expressando um ponto de vista entre certamente vários contrários e irreconciliáveis.

Esse é outro Problema... ///

Problema + Solução = Vida


  Claudio Pierre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário