sábado, 9 de abril de 2022

OS CONFLITOS DA “velocidade da INFORMAÇÃO” NA “era TECNOLÓGICA”

 Emissor / Receptor / Maturação / Resposta ...  

Na presente “era Tecnológica” foram/são criadas ferramentas/máquinas extremamente úteis que “teoricamente” facilitariam essa correlação acima no sentido do Ser Humano receber, processar e armazenar a informação, visando o conhecimento.

Porém, na prática, sob o “estímulo” de uma Sociedade Aflita e Veloz e no contexto cada vez mais complexo das relações sociais, somos literalmente “bombardeados” – dia após dia – por toda sorte de informações que sugeririam de nossa parte o devido filtro de controle, com a finalidade do efetivo equilíbrio entre: 

O que realmente precisamos; 

O que descartamos conforme nosso subjetivo juízo.  


A ficção científica sugere que chegará o momento em que a máquina subjugará o seu criador...

Mas, enquanto “esse momento não chega” é evidente nossa limitada capacidade de processar e lidar com esse processo da informação em tal conjuntura.


Nesse contexto, as inúmeras ferramentas de comunicação a disposição do homem geram a sugestão/ilusão da possibilidade de conexão – em tempo real – com o universo de informação, tal como a máquina opera; contudo, em função da limitação exposta, daí surgem OS CONFLITOS:

 

=> Por sermos por demais complexos e limitados, temos nosso próprio tempo – não somos máquina.

=>Embora por um lado, extremamente benéficas, as Big Techs / Grandes veículos midiáticos - por “intermediarem” em grande medida a informação - por vezes, arvoram-se em “dominar e impor”, conforme seus interesses, um ÚNICO PONTO DE VISTA, sobre as massas.


//P.S. – Talvez em razão disso, sob a ótica das massas, uma reflexão/comunicação como essa logo recebe o rótulo de “estranha”/”alienígena”. 


Claudio Pierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário